terça-feira, 10 de maio de 2011

Parcerias entre estilistas e lojas de departamento dominam o fast fashion

Comprar uma peça de roupa assinada por um estilista consagrado com preço de apelo popular parece uma oferta irresistível. E essa estratégia tem se mostrado bastante eficiente na moda atual. As parcerias entre designers e grandes lojas de departamento têm despertado a atenção de fashionistas que procuram unir nomes consagrados a preços enxutos.

Sucesso no Brasil

No Brasil, a tendência é representada por magazines como a C&A e a Riachuelo, que aderiram à proposta e trouxeram-na ao público nacional. A Riachuelo investiu na estratégia em 2001, firmando acordo com o estilista Fause Haten. Nove anos depois, a marca resgatou a estratégia aliando-se a Marcelo Sommer e a grife masculina Los Dos. Mas, foi em 2011 que a Riachuelo realmente dedicou-se ao mercado de fast fashion brasileiro, lançando ações de proporções inéditas para a marca com Oskar Metsavaht, da Osklen, e com Cris Barros.



Macacaquinho infatil assinado por Isabela Capeto para C&A.
Macacaquinho infatil assinado por Isabela Capeto para C&A.

Mas, afinal, por que as parcerias fazem tanto sucesso no Brasil? Para os especialistas, a influência do mercado estrangeiro e o aumento da cultura e do consumo de moda no país são os principais fatores para o boom dessa tendência. “As estratégias que costumam dar certo no exterior são importadas para o mercado nacional pelas empresas brasileiras”, explica Carla Marcondes, professora de Pós-Graduação do SENAC.

O interesse em peças assinadas por designers conhecidos também está diretamente ligado ao crescimento da economia brasileira. “O aumento do poder aquisitivo das classes sociais e a chegada da internet permitiram que as pessoas pudessem manter maior contato com a moda. A ascensão das classes despertou o interesse das grandes lojas em por outras classes sociais, como A e B, e não só manter o mercado com o qual já trabalhava”, ressalta Emerson Otsuka, coordenador do curso de Negócios da Moda na Universidade Anhembi Morumbi.

Clóvis Ferratone, professor de Varejo de Moda no Instituto Europeo di Design (IED), completa: “As lojas estão tentando fugir das fórmulas batidas. O público tem interesse em algo novo, diferente. As parcerias são tendências em vários setores e refletem o momento da economia atual”.

Novos atrativos


A coleção de Oskar Metsavaht para Riachuelo teve o Rio de Janeiro como inspiração.
A coleção de Oskar Metsavaht para Riachuelo teve o Rio de Janeiro como inspiração.

Procurando agradar um público maior, as lojas adotam um novo posicionamento no mercado, buscando uma postura que alie preço atrativo e informação de moda. “O caráter limitado dessas parcerias visa investimento a longo prazo e procura nova posição no mercado”, alerta Amnom Armoni, professor de MBA Empresarial em Gestão Estratégica em Moda da FAAP. “O objetivo dessas ações é fidelizar o cliente com produtos bacanas, atrair novas classes e consumidores”, exalta.

“As marcas brasileiras precisam produzir peças que chamem a atenção e não só se fixar nos novos produtos assinados por estilistas. É necessário um mix melhor de mercadorias, como acontece na H&M e na Topshop.”

O posicionamento das principais lojas brasileiras que apostam na estratégia . A Riachuelo promete manter-se fiel aos seus antigos clientes, enquanto a C&A aposta na democratização da moda. “As classes A, B e C estão mais homogêneas hoje em dia, e as parcerias acabam surpreendendo novos clientes, que antes não entravam na loja.

Popularidade


A campanha da coleção de Cris Barros para Riachuelo foi estrelada pela francesa Julia Restoin-Roitfeld. A calça de couro da imagem acima foi uma das primeiras peças a esgotar das araras.
A campanha da coleção de Cris Barros para Riachuelo. A calça de couro da imagem acima foi uma das primeiras peças a esgotar das araras.

As colaborações também são atraents para os designers, que aumentam a visibilidade de suas marcas. A estilista Cris Barros, que recentemente assinou uma coleção de mais de cem modelos para a Riachuelo, destacou o novo perfil dos clientes das lojas de departamento, caracterizado por consumidores mais antenados e exigentes. “Hoje, graças à internet, a informação de moda está muito mais difundida. Apostando na tendência, que tem tudo para se consolidar no mercado nacional, a Riachuelo continua investindo nas colaborações e assinadas por Pedro Lourenço e por Thaís Gusmão. A C&A expande seu portfólio de parcerias associando-se também à celebridades. Recentemente, a marca fechou contrato com a cantora Christina Aguilera e a modelo brasileira Gisele Bündchen.


2 comentários:

Gabriela Dias disse...

Essas parcerias são ótimas para quem não pode pagar por uma roupa de um estilista, mas que agora pode comprar por um preço acessível. é muito bacana isso! beijos

http://oguiadascuriosas.blogspot.com/

Raquel Soares disse...

Concordo, achei um máximo essas parcerias..

obrigada pela visita^^

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