sexta-feira, 9 de abril de 2010

No inverno 2010, estarão em alta tanto os tecidos de fibras naturais, quanto os de fibras artificiais e sintéticas.

Com a onda sustentável que invade o mundo todo, a grande tendência dessa estação são os tecidos eco-friendly, categoria na qual se destacam as lãs e os algodões orgânicos. A lã orgânica é produzida por um processo em que os animais ingerem apenas alimentos orgânicos, o pasto não recebe agentes químicos e o tingimento da fibra é feito com corantes naturais, ou que agridam minimamente o meio ambiente. Na temporada de inverno 2009, as fibras mais utilizadas serão a de cashmere, merino e angorá. O algodão orgânico é produzido em lavouras onde não se utiliza fertilizantes químicos, sem agrotóxicos ou qualquer outro produto que prejudique o meio ambiente e a saúde humana e animal.

Aparecerão muitas misturas entre fibras naturais e sintéticas com acabamentos de alta tecnologia, dando possibilidades inúmeras para criação.

Ainda podem-se destacar os tecidos com nanotecnologia e os tecidos high-tech, que virão com força no inverno 2010. Os mais baratos são aqueles que têm uma base de poliéster. Podemos citar o tecido com memória, que retorna à forma original quando amassa, os tecidos com controle de temperatura, os antipoluição e anti-radiação, o anti-bacterial, os com funções de transpiração e o neoprene. Esse último é um material com bastante flexibilidade, elasticidade, resistência e alta performance. Consiste em uma folha de borracha expandida sob alta pressão que, depois de vulcanizada é revestida, principalmente com poliéster ou poliamanida. O neoprene é dividido em diversas linhas, entre as quais temos tecidos à prova d’água, com proteção térmica e acústica, proteção contra o fogo, entre outros.

Para o inverno 2010, a Renaux Blue Label lançou uma linha chamada Soft Raiser, que é constituída por tecidos extremamente macios e suaves, que aguçam os sentidos por meio do tato. A grande novidade para sarja é o Naomi Uni maquinetado, desenvolvido com linhas diagonais que permitem maior resistência, toque agradável, brilho e um aspecto mais rústico. Dentro dessa linha, encontra-se o Miranda Uni maquinetado, com aspecto de papel e o Christie Uni e Taura Uni, com um brilho discreto, mas indispensável às peças de algodão nesta estação. A mesma empresa ainda desenvolveu a linha Eco-Glamour, a partir de nanotecnologia, que apresenta tecidos de algodão com comportamentos mais densos e flexíveis, gerando conforto e segurança.

Como pode-se notar, as principais inovações têxteis do inverno 2010 concentram-se na onda ecofashion e no desenvolvimento de tecidos funcionais e tecnológicos.

Nenhum comentário:

Anuncie Aqui